terça-feira, 29 de abril de 2014

Admitir o erro, não é "NOBRE"


(Foto: Gustavo Serbonchini/ globoesporte.com/Edição: Adriano Carvalho)


A guerra está declarada! A imprensa em geral já escolheu o lado que vai defender, e não é o nosso.
A velhas rusgas e a mítica história da tentativa de tomar o Parque Antárctica estão de volta. Tudo isso causado por um jogador que embora tenha suas qualidades não é um craque da bola.
O presidente do alviverde Paulo Nobre foi aos microfones alardear contra o Aidar e o Tricolor, muitas análises foram feitas, muita coisa foi dita mas tenho minha versão particular do que aconteceu.
Não vou usar aquele velho clichê de dizer que como qualquer outro trabalhador Alan kardec tem o direito de ir aonde lhe paguem mais, nem vou cometer a estupidez de comparar outros profissionais a um jogador de futebol. Embora entenda e alguns torcedores não, futebol é paixão para quem acompanha de fora, quem vive dele pensa, e com razão com a carteira.

Kardec chegou ao time de Parque Antárctica em Junho do ano passado, o atleta que estava encostado no Benfica de Portugal desembarcou em terras tupiniquins para jogar por empréstimo de um ano.
Certamente nem o mais otimista esperasse um desempenho tão bom no inicio da temporada 2014 e a valorização do jogador foi as alturas, chegou a ser cotado para defender a seleção, era o artilheiro do time.
Mesmo com esses fatos a diretoria alviverde esperou até o limite para tentar a contratação em definitivo do atleta. Kardec esperou pacientemente, aceitou o salário, o contrato por produtividade e depois de tudo acertado só faltava o aval do presidente.
Nobre resolveu barganhar, existe um ditado que diz que o combinado não sai caro, o presidente talvez não conheça, e por uma redução de R$20 mil irritou Kardec que negociava a mais de dois meses os termos do contrato e já tinha tudo como resolvido.
Paulo Nobre blefou, acreditava que o atacante aceitaria de bom grado mais um imposição do clube, pensava que para o jogador era isso ou voltar para o Benfica. A insatisfação caiu na boca da mídia e o São Paulo assim como outros foram atrás do jogador. Nobre pagou para ver, depois de perceber o tamanho da burrada tentou correr atrás do prejuízo, mas já era tarde.
Deve ter passado as últimas noites pensando, como explicaria a sua torcida tamanha vacilo? Achou uma solução. Jogar a culpa no clube que o contratasse, tirar o foco de sua incompetência e sua avareza ao pechinchar com o destaque do seu elenco.
Dizer quase que com voz embargada que falta união dos clubes, que o São Paulo não poderia negociar com um jogador que não era do alviverde. Enfim falou sobre ética e nesse tema quero encerrar esse texto.

O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.
Paulo Nobre é exemplo no assunto, vou aqui relembrar um ato ético do mandatário.
Gilson Kleina aceitou treinar o rebaixado Palmeiras quando ninguém mais queria, fez dentro de suas possibilidades o melhor e trouxe de volta o clube a primeira divisão. Seu prêmio foi o de ficar messes esperando uma renovação contratual.
Próximo do fim de 2013 todos os jornais esportivos noticiavam a tentativa de Nobre em contratar o argentino Marcelo Bielsa, e o clube não negou tal vontade, mesmo com Kleina ainda no comando.
Depois de uma rápida consulta o hermano pediu a bagatela de R$ 1 milhão por mês livre de impostos, e o Plano B foi renovar com Kleina.
Embora hoje os comentaristas, jornalistas e afins elogiem muito essa permanência não citam a forma ética como ela foi conduzida, Kleina se submeteu Kardec não, simples assim.
É Nobre, talvez fosse mais ético admitir os próprios erros ao invés de culpar o vizinho, literalmente. 

"Geralmente, quem foge da ética é, fatalmente, atropelado pela moral."

Pro São Paulo FC Fiant Eximia

Concorda? Não? Deixe seu comentário de forma educada.
Twitter @AdrianoC80

Nenhum comentário:

Postar um comentário