sábado, 27 de julho de 2013
A PRIMEIRA CONQUISTA DO TRICOLOR
Muitas polêmicas cercam o São Paulo, não estou falando da atual crise que passamos, mas sim de fatos da história no nosso Mais Querido.
Um desses assuntos que causam controvérsia, é o primeiro titulo paulista do São Paulo, em 1931 o clube levantou o titulo estadual depois de 26 jogos. O jogo do título veio contra o small club, dentro do Estádio Alfredo Schürig (Fazendinha) o Tricolor goleou o clube da Marginal por 4 a 1.
Para a imprensa em geral, esse caneco não consta como uma conquista do "atual" São Paulo, e sim do São Paulo da "Floresta", muito já foi debatido sobre o assunto, mas no fim só os são paulinos levam em conta essa conquista.
Vale lembrar que o argumento dos rivais, é o fato do São Paulo "atual" ter sua fundação em 1935, e também que o antigo São Paulo "da Floresta", se fundiu com o Clube Tietê e deixou de existir.
A favos do Tricolor, temos o fato de que no estatuto de 1935 diz-se que, o clube continuaria as tradições do campeão de 1931. Inclusive a taça da conquista está em poder do São Paulo, exposta na galeria de troféus.
Infelizmente quando se trata do São Paulo Futebol Clube, não há imparcialidade na maioria da imprensa, e sempre de alguma forma eles tenta diminuir conquistas, e nesse caso até apaga-las.
Logicamente que a FPF, sempre contribui para isso, até hoje não reconhece a conquista, mesmo tendo reconhecido títulos de outros clubes quando ela mesma ainda não existia.
O interessante é que em 1989, quando o São Paulo se tornou novamente campeão do estadual, a imprensa relatava a conquista como sendo a 16ª da história, ou seja consideravam o clube campeão em 1931, 43, 45, 46, 48, 49, 53, 57, 70, 71, 75, 80, 81, 85, 87 e 1989.
Em 1988, Eduardo José Farah, assumiu a Federação Paulista, e na sua gestão de forma inexplicável começou-se a omissão sobre nossa primeira conquista, mesmo contra tudo e contra todos, São Paulo Futebol Clube, Campeão Paulista de 1931.
Autor do Texto: Adriano Carvalho
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário