terça-feira, 20 de agosto de 2013

1%- Por Adriano Carvalho




Foto Acervo MC Imagens


No dia 20 de Agosto de 2008, o São Paulo entrava em campo para enfrentar o Atlético Paranaense, jogo válido pela 21ª rodada do Brasileirão.
O momento era  conturbado, a equipe tinha fracassado no Paulistão e na Libertadores, o técnico Muricy era questionado pela oscilação do time, de quebra o Tricolor vinha de derrota para o líder Grêmio, que abriu oito pontos de vantagem.
O jogo contra o Atlético-PR era tratado como o jogo da arrancada, uma partida para colocar a equipe na busca pela liderança da competição.
Na coletiva antes da partida Muricy foi enfático:
“Espero uma arrancada. O problema é que estamos mudando demais o time. Mas, dentro de casa, temos que vencer, e o São Paulo vem fazendo seu pape aqui”.
Na noite daquela quarta feira, 6006 pagantes estavam no Morumbi, e viram uma vitória conseguida no segundo tempo, o jogo foi complicado, o Atlético abriu o placar aos 25min do primeiro tempo, na segunda etapa Hugo, Borges e André Lima viraram para o Tricolor.


Imagem Folha de São Paulo

Apesar da vitória o time continuou oscilando, na sequencia do campeonato empatou com o Coritiba no Couto Pereira em 2 a 2, empatou novamente com o Santos em 0 a 0 no Morumbi. Outro empate aconteceu contra o Atlético-MG, no Mineirão 1 a 1, a cada resultado ruim o Tricolor ficava mais distante do líder e também fora do G4.
Ao final da 24ª rodada, o matemático Tristão Garcia afirmou que o São Paulo tinha apenas 1% de chances de ser o campeão daquele ano.
O jogo contra o Flamengo reanimou as esperanças, uma vitória de 2 a 0, diminui a vantagem para o líder de 10 para 7 pontos.


Imagem Folha de São Paulo


A partir dessa vitória o São Paulo engrenou, além do fato de não perder mais na competição, o Tricolor foi tirando ponto a ponto a diferença do Grêmio.  Embora tenha empatado com o Sport na 26ª rodada, o time venceu depois o Cruzeiro por 2 a 0 em casa, bateu o Ipatinga em Minas por 3 a 1, venceu o Náutico por 1 a 0 no Morumbi. As vitórias deixaram o Tricolor há apenas quatro pontos da liderança.
No dia 29 de outubro, o São Paulo bateu o Botafogo dentro do Engenhão, com a vitória de 2 a 1, a equipe se igualou ao Grêmio com 59 pontos, e a oscilação acabou.
As vitórias seguidas contra o Internacional, por 3 a 0 dentro de casa, Portuguesa por 3 a 2 no Canindé, Figueirense por 3 a 1 no Morumbi e Vasco, por 2 a 1 em São Januário. Deixaram o Mais Querido n a condição de líder isolado com 71 pontos, cinco pontos a frente do vice-líder Grêmio.
A chance de ser campeão antecipada aconteceu no dia 30 de Novembro, no jogo contra o Fluminense, mas os cariocas dificultaram o jogo e a partida acabou empatada, e a decisão foi para a última rodada.

Imagem Folha de São Paulo


Bom todo torcedor sabe bem como foi aquele jogo, polemica levantada pela FPF (Federação Paulista de Futebol) acusando o São Paulo de comprar o arbitro Wagner Tardelli, com ingressos para show (Marco Polo del Nero, foi condenado posteriormente por falsa acusação pelo STJD), mudança de local da partida contra o Goiás para o Bezerrão, ingressos custado até R$ 2.500,00, mala branca oferecida aos jogadores do alviverde.
Mas tudo isso não impediu o título do São Paulo, que venceu por 1 a 0, gol de Borges. O torcedor pode me perguntar, o que isso tem a ver com o atual momento?
Bom, nada, a não ser o fato de que o São Paulo ainda tem um segundo turno todo a ser disputado,  e como já visto um boa campanha pode mudar muito a atual posição da tabela. Depende dos jogadores, mas também depende do nosso apoio, os jogos dentro do Morumbi tem que ter bons públicos, é papel do torcedor ajudar a empurrar o time tabela acima.


Foto Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário