terça-feira, 27 de agosto de 2013

Não é pelos R$ 2,00.




Uma bonita tarde de domingo, sol, temperatura agradável, e uma torcida que foi ao Sacrossanto apoiar o time com um pensamento, ajudar do único jeito que pode. Incentivando, cantando o hino e colocando dentro do Morumbi 55 mil pessoas, para ver a vitória do Tricolor.
Acredito que essa deveria ser a cabeça das matérias de todos os jornais esportivos, mas em alguns se notava apenas uma preocupação, dizer que o estádio estava cheio apenas pelo fato do ingresso custar R$ 2,00. Mas isso seria verdade?
Com certeza não, se os jornalistas fizessem seu trabalho com decência, chegariam a mesma conclusão que eu, que nunca fiz faculdade para ser um profissional da área.  A promoção “do 2 reau” como os rivais chamam, na verdade tem outro valor, apenas sócios torcedores podem comprar ingressos a esse preço.
Com um cálculo rápido e fácil, o ingresso na verdade sai para o torcedor do plano standard por R$ 17,00, uma vez que ele já paga uma mensalidade de R$ 30,00 mensais, também é importante ressaltar que em média no mês um clube joga duas vezes em seus domínios.
Os que pagam o plano Premium, desembolsam R$ 100,00 por mês, ou seja, acabam pagando na verdade R$ 52,00. Bom, pode surgir o questionamento: “Mas se não tivesse a promoção, esses torcedores não estariam pagando a mais do mesmo jeito?”.
Sim, mas cobrar menos no valor do ingresso ao contrário do que alguns pensam, atrai o torcedor ao estádio, o time estando bem ou não, na verdade o fato da promoção durar até o fim da competição, aponta para uma tentativa de cativar o torcedor, até por que não acredito que  o time ficará todo o campeonato no Z4.
O que desvaloriza mais a marca do clube? Jogar para um pequeno publico com ingressos a R$ 30,00, e poder ouvir até os jogadores dentro do campo, ou cobrar menos, arrecadar mais, e ainda poder ver um estádio cheio?
A verdade é que a imprensa de modo geral, por não gostar muito do Tricolor, está se aproveitando da má fase para apequenar uma decisão que a diretoria tomou acertadamente (pelo menos uma).

Não é novidade.

O torcedor não costuma guardar certas informações, mas não é a primeira vez que o São Paulo baixa o valor de seus ingressos em campeonato brasileiro.
Em 2009, o ingresso no Morumbi custava em média, R$ 26,00. No Brasileirão de 2011, enquanto todos os times reajustavam os valores em 10%, o Tricolor apostou no caminho inverso, com uma queda de 2,33% os ingressos para os 13 jogos como mandante foram em média, R$ 25,00. Isso com uma inflação acumulada de 13,40% desde Maio de 2009.
O São Paulo conseguiu a terceira melhor média de publico, com 21 mil pagantes, mas na época esse dado pouco foi noticiado.



Outros clubes já tentaram.

Outros clubes quando brigaram para fugir do descenso, também fizeram promoções para atrair o torcedor ao estádio. Afinal essa conversa de que a torcida do São Paulo “só vai na boa” é relativa, no geral qualquer torcedor quando vê seu time muito mal, opta por ficar em casa.
A diferença dos outros, é que geralmente só baratearam os ingressos perto das últimas rodadas, já com o desespero batendo a porta.
Em 2004 quase caindo para a segundona do Paulista, o time de Parque São Jorge fez promoção na última rodada, jogando no Pacaembu com carga de ingressos para 23 mil pessoas. A torcida não lotou o estádio. Mesmo com a promoção de troca de latas vazias da patrocinadora, e a ajuda da organizada que comprou ingressos a R$ 20,00 e vendeu a R$ 10,00.
No mesmo ano só que pelo campeonato brasileiro, o rubro-negro carioca, lutava para não jogar a série B, jogando no Maracanã contra o Guarani pela 40ª rodada, foram colocados a venda 22 mil ingressos, custando R$ 15,00, mas apenas 8.302 torcedores assistiram partida.
Por fim, no ano do segundo rebaixamento, o time da Pompéia fez promoção para enfrentar o Botafogo-RJ pela 34ª rodada do brasileiro. Mandando seu jogo no estádio Fonte Luminosa (Araraquara), 19 mil ingressos foram disponibilizados, com o menor valor em R$ 20,00. Mas a torcida não esgotou a carga, o publico ficou em 13 mil.
Apesar da omissão proposital dos meios de comunicação, em informa o valor real do ingresso, o torcedor são paulino não deve cair na provocação, deve sim continuar indo em peso ao Sacrossanto, e apoiando a equipe, como já escrevi anteriormente, não importa o valor que for pago, o importante é casa cheia, e vitória.
O que fica no fim é a imagem de um estádio cheio, cantando, vibrando, sofrendo e comemorando, para o torcedor o que vale é a sensação única de assistir um jogo no Morumbi, e com o valor não tem mais desculpa para não ir. O preço mais baixo ajuda a incentivar, mas não é só isso, é muito mais que pelos R$ 2,00. É pelo amor ao São Paulo Futebol Clube, o Mais Querido.

Afinal “Domingo eu vou lá no Morumbi, eu vou, eu vou....” 

Um comentário:

  1. Só passando para deixar registrado meus parabéns por sua excelente matéria sobre a medida do São Paulo em reduzir o preço dos ingressos.
    Assim que publicou eu li, aí fui ver o Cartão Verde, onde o João Paulo de Jesus Lopes falou a mesma coisa e, chegou a debater com Bilner que, assim como citou em sua matéria, não teve a decência de fazer uma pesquisa antes de falar. Aí ouviu do diretor o que você escreveu. Até parecia que o cara havia lido sua matéria antes de entrar ao vivo.
    Você não precisa de faculdade para fazer bem feito o trabalho de um jornalista, só precisará do diploma por mera formalidade imposta pela sociedade, porque na prática já é melhor que muitos "profissionais" que existem por aí.

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