sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Em algum lugar do passado -2

(Imagem: sãopaulofc.net/Edição: Adriano Carvalho)

Amanhã o São Paulo entrará em campo novamente, desta vez jogará contra o Benfica de Portugal, pela Eusébio Cup, ás 15h30, no Estádio da Luz, em Lisboa.
O torneio é realizado desde 2008, e homenageia o maior jogador do futebol português, e também da equipe lusitana.
Essa é a primeira vez que um time não europeu disputará a competição, e eu como tenho feito nos jogos do Tricolor, nessa excursão, fiz o levantamento histórico desse confronto. Os dois times se enfrentaram pela primeira vez em 1955.
Naquele ano aconteceu a 4ª edição da Pequena Taça do Mundo, o torneio foi realizado na Venezuela, participaram também, o Valência da Espanha e o La Salle Fútbol Club de Caracas.
A formula de disputa do torneio era a de, confronto direto entre todas as equipes em dois turnos, o clube de melhor pontuação se sagrava campeão. No dia 21 de Julho as equipes se enfrentaram pelo primeiro turno, São Paulo e Benfica não saíram do 0 a 0.

São Paulo FC: José Poy; De Sordi e Mauro; Bauer (Pé de Valsa), Alfredo Ramos e Turcão; Maurinho, Paraíba (Roque), Gino Orlando, Dino Sani e Teixeirinha. Técnico: Vicente Feola

Benfica: Costa; Jacinto, Arturo, Calado, Alfredo, Matar, Palmeiro, Arsenio, Aus, Veira e Salvador. Técnico: Otto Glória

O jogo do returno aconteceu em 26 de Julho, mas desta vez as redes balançaram, Gino Orlando duas vezes, Maurinho e Teixerinha marcaram para o Tricolor; Aua e Antonio, marcaram para o Benfica, placar final Benfica 2X4 São Paulo.

São Paulo FC: José Poy; De Sordi e Mauro, Pé de Valsa, Victor e Turcão; Maurinho (Roque), Lanzoninho (Paraíba), Gino Orlando, Dino Sani e Teixeirinha. Técnico: Vicente Feola.

Benfica: Costa; Jacinto, Arthur, Ângelo; Calado, Alfredo; Zezinho, Arsenio, Aua, Coluna e Salvador. Técnico: Otto Glória

No fim da competição o Mais Querido, levantou a taça de campeão com a melhor campanha, foram 6 jogos, 8 pontos conquistados, 3 vitórias, 2 empates, 11 gols marcados e 8 sofridos.


(Troféu Pequena Taça do Mundo Foto: sãopaulofc.net)

Em 1968, foi a vez do Benfica visitar o Brasil para um amistoso, o jogo foi realizado no dia 25 de Janeiro, que além de ser a data do aniversário da cidade de São Paulo, também é a data magna no estatuto do clube.
O jogo no Morumbi foi movimentado, o São Paulo saiu na frente, com o gol contra de Cruz aos 33 minutos do 1º tempo, na volta do intervalo Eusébio tratou de empatar para os portugueses logos aos 2 minutos.
O empate não durou muito, aos seis minutos, Baba foi seguro pelo arqueiro português dentro da área, o árbitro marcou pênalti, Renato converteu, colocando o Tricolor de novo a frente do placar. Eusébio que passou o primeiro tempo apagado resolveu aparecer novamente, e deixou tudo igual aos 10 minutos.
O jogo parecia que iria se complicar para o São Paulo, que teve Nenê expulso aos 15, mas ao contrário do que se imaginava com apoio da torcida, o time foi ao ataque e marcou o terceiro com Ismael, que estreava pelo Mais Querido.
Os ânimos se exaltaram, e antes do fim da partida mais duas expulsões, uma para cada lado. Edilson pelo São Paulo e Zé Augusto pelo Benfica, nos minutos finais, os portugueses tentaram empatar, mais sem sucesso devido a forte marcação imposta pela zaga são paulina, final São Paulo 3x2 Benfica.

São Paulo FC: Picasso; Renato, Jurandir, Dias e Edilson (Tenente); Nenê (Paraná) e Lourival; Valter, Ismael (Djair), Babá e Paraná. Técnico: Sílvio Pirilo.

Benfica: Zé Henrique (Nascimento); Adolfo, Humberto, Coluna e Cruz; Jaime Graça e Jacinto; Zé Augusto, Torres, Eusébio e Simões. Técnico: Fernando C.

(Foto: Folha de São Paulo)



Que amanhã o histórico se repita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário