terça-feira, 6 de agosto de 2013

Na terra do sol nascente.

(Acervo MC imagens/Edição Adriano Carvalho)



Amanhã ás 07:00 horas (horário de Brasília), o São Paulo entrará em campo pela Copa Suruga Bank, para enfrentar o Kashima Antlers. A equipe japonesa é a atual campeã da copa. Esta é a 6ª edição do torneio oficial, sempre realizada no Japão, o torneio reúne o campeão da Copa Sul-Americana e o campeão da Copa da Liga Japonesa.

O Tricolor tem uma relação especial com o país, relação essa que começou no ano de 1989, e se firmou nos anos 90, quando o clube através de suas conquistas elevou seu nome internacionalmente, os torcedores do Mais querido conhecem boa parte dessa história.
Em 1989, o São Paulo foi convidado a disputar um amistoso no Japão, jogou contra o All Nippon Airways, time de uma companhia aérea, venceu por 3 a 2 e ficou com o título Copa KKT Gahara Cup, começando bem a história no país.
Em 1992, o São Paulo desembarcava em Tóquio, para disputar o Torneio Mundial Interclubes, depois de conquistar a taça Libertadores, os comandados do mestre Telê, bateram o Barcelona de Johan Cruyff por 2 a 1, e conquistaram o primeiro título mundial de expressão do clube. 
Um ano depois, o Tricolor retornou ao país, o mestre Telê era cotado para assumir a seleção Japonesa, e o clube não era mais um desconhecido dos orientais, o time a ser batido dessa vez era o Milan, um time que era a base da seleção italiana. Mas mesmo assim, não resistiu, e ao fim do jogo o placar apontava São Paulo 3X2 Milan, o segundo título no Japão, que ao final do ano, não conseguiu tirar o mestre do Mais Querido.


(Acervo MC imagens/Edição Adriano Carvalho)

Em abril de 1994, o Tricolor arrumava as malas novamente, após vencer a Ferroviária de Araraquara pelo Campeonato Paulista por 4 a 1, o time fazia novamente sua viagem “rotineira”, desta vez o Mais Querido ia ao Japão, mas para enfrentar outro time brasileiro.

O São Paulo era o Campeão da Libertadores de 93, e também o da Supercopa 93, criando então um problema para a Conmebol, que pelo regulamento deveria anunciar automaticamente, o São Paulo campeão também da Recopa Sul-Americana, porém a confederação já tinha assinado um contrato publicitário com a Japan Air Lines, e precisou encontrar um “jeitinho” para acertar a situação.
A saída foi colocar na disputa o campeão da Taça Conmebol 93, e foi assim que o Botafogo-Rj entrou história. O jogo foi realizado na cidade de Kobe, e a máquina de títulos conquistou mais um caneco, vitória de 3 a 1.


(Foto: ArquibancadaTricolor.com)


Em 1995, a viagem mais desconhecida pelo torcedor, o clube enfrentava dificuldades financeiras devido à reforma estrutural do Morumbi, que chegou a ser fechado pelo CONTRU (Departamento de controle do Uso de Imóveis) sem ajuda de patrocinadores, todo e qualquer dinheiro era bem vindo para a obra.

Durante a parada para o carnaval, o time foi ao Japão para jogar três amistosos, e colocar em caixa US$ 450 mil Dólares. O primeiro jogo aconteceu no dia 26 de Fevereiro, contra o Shimizu S-Pulse, o jogo acabou empatado em 2 a 2, já no dia 4 de Março uma zebra, derrota para o Nagoya Grampus por 2 a 1. No último jogo, em sete de Março, uma vitória apertada sobre o Jubilo Iwata por 1 a 0.


(Foto:Esportes.r7/Edição e montagem: Adriano Carvalho)

O São Paulo passou um bom período longe dos gramados japoneses, mas quando voltou, foi novamente para conquistar o mundo, em 2005, o Tricolor desembarcava novamente no Japão, para disputar o primeiro mundial de clubes da FIFA. No dia 14 de dezembro, vitória sobre o Al-Ittihad por 3 a 2. E no dia 18 de Dezembro a grande final contra o Liverpool, mais uma vez o Tricolor venceu, com o 1 a 0, se sagrou Tri campeão Mundial, confirmando que a terra do sol nascente é solo Tricolor, que amanhã uma nova página seja escrita, com vitória e título.


(Foto: Folha de São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário